Avião da Embraer que caiu no Cazaquistão foi derrubado pelo sistema de defesa russo, diz agência
Autoridades da Rússia e do Cazaquistão falam em ‘especulações’ e pedem que as pessoas aguardem os resultados das investigações
O avião da Azerbaijan Airlines, que caiu no Cazaquistão na quarta-feira (25) e deixou 38 mortos, teria sido abatido pelo Pantsir-S, um sistema de defesa aéreo russo, segundo a agência de notícias Reuters.
Além do ataque, o sinal do dispositivo GPS do avião também foi anulado pelo sistema de defesa na aproximação da cidade russa de Grozny, ainda de acordo com a agência. O ataque teria desorientado o curso da aeronave.
A Rússia se apressou em advertir contra "hipóteses" sobre a causa do acidente com o Embraer 190, de fabricação brasileira, que transportava 62 passageiros e 5 tripulantes entre Baku, capital do Azerbaijão, e Grozny, capital da república russa caucasiana da Chechênia. Caiu perto de Aktau, nas margens do mar Cáspio, no oeste do Cazaquistão.
Uma investigação está em andamento, anunciaram as autoridades cazaques, embora alguns especialistas militares e de aviação afirmem que a aeronave, que sobrevoava uma área do Cáucaso russo foi um alvo não foi intencional. Conforme a Reuters, militares russos achavam se tratar de drones ucranianos.
Versões não condizentes
A princípio, a companhia aérea alegou que um bando de pássaros atingiu o avião, mas retirou a informação.
A agência russa de aviação civil (Rosaviatsia) também mencionou esta versão na quarta-feira.
No entanto, os buracos visíveis na fuselagem do avião são um dos elementos citados em apoio à teoria de que teria sido derrubado.
Um blogueiro e especialista militar russo, Yuri Podoliaka, disse no Telegram que os buracos visíveis na fuselagem do avião eram semelhantes aos que poderiam ser causados por "um sistema de mísseis antiaéreos".
Um ex-especialista da agência francesa de investigação de acidentes aéreos (BEA) disse à AFP que parecia haver "muitos estilhaços" na fuselagem.
Como foi o acidente
O avião decolou de Baku, capital do Azerbaijão na quarta-feira (25), e aterrissaria em Grozny, capital da Chechênia. A companhia aérea declarou que a aeronave Embraer 190, que realizava o voo J2-8243, foi forçada a realizar um pouso de emergência a aproximadamente 3 km da cidade cazaque de Aktau.
Comments