Brasil chega a 27 medalhas em Paris e a 400 pódios na história da Paralimpíada
André Rocha conquistou o bronze no lançamento de disco, e com isso a marca histórica
O final de semana foi generoso com o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024. Entre sábado e domingo, o país conquistou 14 medalhas, sendo três de ouro: Carol Santiago e Gabriel Araújo, na natação, e Fernanda Yara no atletismo. Mas mais do que isso, quando André Rocha conquistou o bronze no lançamento de disco, uma marca histórica era alcançada: o país assegurava ali a sua 400ª medalha em Jogos Paralímpicos.
Até agora, passados quatro dias de competição, os brasileiros já somam 27 conquistas. São oito ouros, quatro pratas e 15 bronzes, o que vale no momento a quarta colocação no quadro geral de medalhas. Por mais que o rendimento seja dos melhores, a tendência é que essa posição caia nos próximos dias. O próprio Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), antes dos Jogos, avaliava que a meta principal era quebrar o recorde de medalhas, que hoje é de 72, tanto no Rio-2016 como em Tóquio-2020 (na capital japonesa, porém, vieram mais ouros, 22 a 14). Portanto, mesmo que caia, por exemplo, para o quinto lugar, esse já será um feito a ser comemorado - a melhor posição na história foi o sétimo lugar em Londres-2012 e Tóquio-2020.
Além dos três ouros, foram três pratas e oito bronzes no final de semana. As pratas vieram no tiro esportivo, atletismo e natação. Nesse domingo, Alexandre Galgani fez história ao levar o país pela primeira vez ao pódio do tiro esportivo, com a prata na prova R5 Carabina de Ar 10m Posição Deitado Misto SH2, para atiradores que precisam de suporte para a arma. No sábado, quem terminou em segundo lugar em suas respectivas finais foram Wendell Belarmino nos 50m livre, classe S11, e Thalita Simplício nos 400m T11 - ambas as classes são para deficientes visuais.
Atletismo, natação e tênis de mesa foram responsáveis pelos bronzes que o Brasil conquistou nesse final de semana. Das piscinas, os pódios vieram com Lídia Cruz (150m medley SM4), o revezamento 4x100m livre S14. Nas pistas, o pódio veio com Cícero Nobre (lançamento de dardo F57), Joeferson Marinho (100m T12), Maria Clara Augusto (400m T47) e André Rocha (lançamento do disco F52). Além disso, Danielle Rauen/Bruna Alexandre e Cláudio Massad e Luiz Filipe Manara foram bronze no tênis de mesa.
Kommentare