Declaração de Rebanho 2025 já pode ser entregue pelo produtor rural
- Saimon Ferreira
- há 3 dias
- 2 min de leitura
Febrac destaca que prazo final para envio do documento é 30 de junho

Disponibilizado desde 1º de abril, os produtores já podem acessar a Declaração Anual de Rebanho de 2025. O vice-presidente técnico da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), José Arthur Martins, explica que o documento para o criador equivale à declaração de renda para o homem urbano.
“Essa declaração é importantíssima, não só para que o produtor declare a composição de todo o seu rebanho, com todas as espécies criadas na propriedade, mas também para que a Secretaria da Agricultura, no caso de um incidente de ordem sanitária, possa responder de forma mais rápida e eficiente na medida em que o próprio sistema de defesa sanitária tiver a informação da quantidade, do tamanho e características do rebanho localizado em determinada área”, explica.
Conforme divulgado pela Febrac, a Declaração Anual de Rebanho produz um retrato detalhado sobre a produção pecuária no Rio Grande do Sul. Com ela, é possível saber mais sobre a infraestrutura, controles sanitários e saldos dos rebanhos nas propriedades rurais do Estado. Além disso, as informações mais precisas revelam um retrato mais fiel da produção pecuária no Rio Grande do Sul.
Martins orienta ainda sobre a importância de o produtor manter as informações sobre a propriedade e rebanho as mais atualizadas possíveis. O formulário para preenchimento da Declaração de Rebanho encontra-se no site da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) junto ao Sistema de Defesa Agropecuária (SDA) Produtor Online.
Caso prefira, o produtor pode entregar a Declaração de Rebanho de forma presencial nas Inspetorias ou Escritórios de Defesa Agropecuária, com auxílio dos servidores da Seapi e assinando digitalmente com sua senha do Produtor Online. O prazo final para entrega da Declaração de Rebanho 2025 é 30 de junho.
Comentarios