Dia do Professor relembra trajetória e expõe desafios
Brasil tem 20% dos docentes trabalhando em duas ou mais escolas, segundo a OCDE
Com origem em 1827, a partir de decreto imperial em 15 de outubro, surge a data do professor. A determinação de Dom Pedro I estabelecia diretrizes importantes para o Ensino Elementar no Brasil, como a criação de escolas de primeiras letras em todo o país; e a regulamentação do salário dos docentes. Mas o reconhecimento oficial da data ocorreu apenas em 1963, com o Decreto Federal 52.682, que consolidou o 15 de outubro como feriado escolar e incentivou a realização de eventos para valorizar a profissão docente.
Já o Dia Mundial dos Professores é assinalado em 5 de outubro, proclamado pela Unesco, em 1994, para celebrar a aprovação, em 5/10/1966, da Recomendação da Unesco/OIT sobre o Estatuto dos Professores. Apesar da importância, o profissional brasileiro enfrenta.
diversas dificuldades, como salários baixos e precárias condições de trabalho. O último PNE (Plano Nacional de Educação) não alcançou as metas para a categoria. E um novo PNE está em discussão na Câmara dos Deputados (PL 2.614/2024). Pelo texto, as novas metas buscam valorizar os professores e garantir formação de qualidade.
Em âmbito mundial, recente relatório de OCDE e Itaú Social apresenta indicadores, como o fato de o Brasil ter 20% dos docentes trabalhando em duas ou mais escolas, enquanto que a média global é 5%. Assim, ao lidar com maior diversidade nas tarefas de trabalho, professores são menos eficazes quando atuam em várias escolas, séries e turmas. Frente a esse desafio, a Inglaterra diminuiu a carga horária docente em cinco horas semanais, beneficiando educadores e desempenho dos estudantes. E na Colômbia e na Itália, estagiários apoiam o quadro de funcionários, favorecendo o foco docente em práticas pedagógicas.
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