top of page

Dos atuais vereadores em Santiago, apenas 6 voltam na próxima legislatura da Câmara; veja os 13 eleitos

Magdiel Bissaco entra para a história do município como o vereador mais votado de todos os pleitos

Foto: Câmara de Vereadores de Santiago

No pleito eleitoral do último domingo (06/10), além de Marcelo Gorski de Matos, o Pirú, e Mara Rebelo, eleitos prefeito e vice respectivamente, a cidade de Santiago definiu seus novos representantes para a Câmara de Vereadores.


Ao todo, 13 parlamentares foram eleitos, representando diferentes partidos e alinhamentos políticos, sendo 6 reeleições e 7 novidades. Os partidos que mais elegeram candidatos foram o PP, com 6 vereadores, e o PL, com 3 representantes.


Pelo PP (Partido Progressistas), foram eleitos Éldrio Machado, com 1.703 votos, Fernando Oliveira, com 1.481 votos, Mauricius Zanga, com 1.115 votos, Dionathan Farias, 1.030 votos, Haroldo Pouey, com 833 votos e Alexssandra Terra, 771 votos. Desses, Éldrio e Zanga são as novidades e os demais foram reeleitos.


No PL (Partido Liberal), os eleitos foramMagdiel Bissaco, com 3.836 votos, Eneo Rebelo, 1.069 votos e Oziel Soares, com 592 votos. Eneo foi a novidade da sigla. Magdiel inclusive, entrou para a história do município como o vereador mais votado de todos os pleitos. O recorde anterior era do atual vice-prefeito e eleito como prefeito a partir de 2025, Marcelo Pirú, que nas eleições de 2016 havia feito 2.678 votos.


O PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), obteve uma vaga, sendo eleito Dr Ourique, com 832 votos. Também garantiu uma cadeira o União Brasil, sendo eleito o jovem Natan Cardoso, 566 votos. Ambos serão as "novas caras" no legislativo.


O PT (Partido dos Trabalhadores), teve como eleito e também sendo novidade na câmara, Déio Crestani, com 486 votos. Já o MDB (Movimento Democrático Brasileiro), também garantiu uma cadeira no legislativo santiaguense com o retorno de Diniz Cogo, 449 votos, que no pleito de 2012 havia concorrido como prefeito, ficando na segunda colocação com 5.829 votos, eleição que teve como prefeito eleito o candidato do PP, Júlio Ruivo.


Essa nominata representará a população santiaguense na próxima legislatura, participando das decisões e debates que visam o desenvolvimento do município.

Imagens: Tribunal Superior Eleitoral

0 comentário

Comments


PUBLICIDADE PADRÃO.png

Destaques aqui no site!

Quem viu esse post, também viu esses!

bottom of page