top of page

GM retoma atividades na próxima segunda em Gravataí na expectativa de novo modelo

Sindicato dos Metalúrgicos local afirma que acordo foi bem construído com montadora

Retornam na próxima segunda-feira os funcionários da General Motors após a parada técnica que segue em andamento no complexo industrial da montadora, em Gravataí, na Região Metropolitana, desde o último dia 16 de setembro.


Conforme o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí (Sinmgra), Valcir Ascari, o acordo foi bem costurado com a empresa.


“Estas paradas ocorrem de maneira corriqueira. Desta vez, eles afirmam que investirão bastante em tecnologia”, comentou ele.

A GM anunciou, em julho, o investimento de R$ 1,2 bilhão no local, para a produção de um novo veículo Chevrolet “em um segmento ainda não explorado pela marca no país”, ampliando a linha de compactos.


O automóvel, não revelado pela marca e que Ascari também afirma não ter conhecimento, será lançado em 2026. Apesar de celebrar os novos recursos e o aumento dos recursos tecnológicos nas linhas de montagem, o presidente afirma que o segmento deve estar atento aos aspectos humanos.


“Hoje, as plataformas de construção são globais. O mesmo carro feito aqui pode ser fabricado no México, em São Paulo, onde bem entenderem. Com a inteligência artificial, o trabalho humano tende a reduzir muito, especialmente no setor de autopeças. Se você não souber negociar, não conversar muito bem com estas pessoas, você não consegue este investimento”, comentou ele, destacando ainda que a ação do Sinmigra foi importante para os sete mil funcionários do complexo não fossem desassistidos.

Ascari, também 1º Secretário-Geral e Coordenador de Assuntos Jurídicos da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM), disse que vem debatendo os impactos da IA no setor. “Uma análise recente nossa demonstrou que, possivelmente, por volta de 2040, 80% do trabalho será feito por ela”, afirmou. Conforme a montadora, esta primeira fase do ciclo de investimentos da GM inicia as comemorações do centenário do estabelecimento da empresa no Brasil.


A fábrica da GM em Gravataí, cujas atividades iniciaram em julho de 2000, já soma mais de 4,7 milhões de unidades de automóveis produzidas desde então. “A escolha de Gravataí é estratégica por ser uma fábrica preparada para a produção em alto volume e reforça o nosso compromisso com o estado do Rio Grande do Sul”, disse o presidente da General Motors América do Sul, Santiago Chamorro. Procurada para comentários, o setor de Comunicação da GM confirmou apenas que as atividades retomam no local na segunda.


Fonte: Correio do Povo




0 comentário

Comments


PUBLICIDADE PADRÃO.png

Destaques aqui no site!

Quem viu esse post, também viu esses!

bottom of page