Governo federal deve suspender o Novo Ensino Médio
A previsão é de que uma portaria determinando a interrupção seja divulgada nos próximos dias, contendo, também, a suspensão do prazo para as mudanças no Enem
O governo federal deve suspender a implementação do Novo Ensino Médio. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, a previsão é de que uma portaria determinando a interrupção seja divulgada nos próximos dias, contendo, também, a suspensão do prazo para as mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorreriam em 2024.
A suspensão deve ocorrer ao longo do prazo de uma consulta pública que o Ministério da Educação (MEC) realiza sobre o assunto desde o início de março. A consulta tem duração prevista de 90 dias, podendo ser prorrogada. Depois de concluída, a pasta tem mais 30 dias para finalizar um relatório.
Na prática, a suspensão deve afetar a implementação do modelo do Novo Ensino Médio no Enem. Ainda há poucos detalhes divulgados sobre como a reforma afetaria a prova, mas, para contemplar o novo formato, seria necessário incluir uma parte flexível no exame. Hoje, os questionários são comuns a todos os candidatos.
Novo Ensino Médio
A Lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu uma mudança na estrutura do Ensino Médio. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a modalidade amplia o tempo mínimo do estudante na escola, de 800 horas para mil horas anuais, além de oferecer uma nova organização curricular e diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional.
Comments