Homem é detido em Santa Maria após castrar gatos com faca e compartilhar vídeo nas redes sociais
O indivíduo, 57 anos, foi ouvido e liberado, e responderá por maus-tratos a animais; os gatos foram resgatados e encaminhados a cuidados veterinários, onde foi constatado que os ferimentos estavam infeccionados.
Um homem de 57 anos, cuja identidade não foi divulgada, foi detido na terça-feira (7) após castrar dois gatos com uma faca em uma propriedade rural na BR-158, no interior de Santa Maria, no domingo (5).
O ato, filmado pela filha do suspeito e compartilhado nas redes sociais, gerou revolta e mobilizou as autoridades. O homem contou com a ajuda de seu filho e de seu genro para cometer o crime.
A Patrulha Ambiental da Brigada Militar (PATRAM) constatou os ferimentos nos animais e conduziu o homem à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA).
Ele foi ouvido e liberado, e responderá por maus-tratos a animais, conforme o artigo 32 da Lei 9.605/98, que define como crime praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. Para maus-tratos a cães e gatos, a Lei nº 14.064/2020 estabelece pena de reclusão de dois a cinco anos. Caso condenado, o homem poderá cumprir essa pena.
Os gatos foram resgatados e encaminhados a cuidados veterinários, onde foi constatado que os ferimentos estavam infeccionados. Após receberem o tratamento adequado, os animais foram devolvidos ao dono.
O caso segue sob investigação da Polícia Civil.
Comments