Identificadas as sete vítimas fatais do acidente com ônibus da UFSM
- Saimon Ferreira
- há 23 horas
- 2 min de leitura

Foram identificadas as pessoas que morreram em decorrência de um grave acidente de trânsito ocorrido por volta das 11h desta sexta-feira (4) na chegada ao Centro de Imigrante, no Vale do Taquari.
Na ocasião, um ônibus da Universidade Federal de Santa Maria chegava ao município, com professores e estudantes do curso de Paisagismo, para visitar o Cactário Horst.
Após, possivelmente ter ficado sem freios no Volkswagen Comil Versatile, o condutor perdeu o controle da direção no trecho em declive e com curvas sinuosas, saiu de pista e desceu uma ribanceira de aproximadamente 100 metros. O condutor sofreu ferimentos mais leves. O acidente foi nas imediações da Metalúrgica Hassmann, chegando no centro da cidade, onde já ocorreram outros acidentes com morte.
Diversas equipes de socorro trabalharam no resgate dos 26 feridos, que foram levados para os hospitais: Ouro Branco, de Teutônia; Estrela, de Estrela; e Bruno Born, em Lajeado. Algumas em estado gravíssimo.

As vítimas mortas foram identificadas como:
Dilvani Hoch, 55 anos
Elizeth Fauth Vargas, 71 anos
Fátima E. R. Copatti, 69 anos
Flavia Marcuzzo Dotto, 44 anos
Janaina Finkler, 21 anos
Marisete Maurer, 54 anos
Paulo Victor Estefanói Antunes, 27 anos
Os corpos foram encaminhados para os exames de necropsia no Departamento Médico-Legal (DML) de Lajeado.
A Polícia Civil e o Instituto Geral de Perícias realizaram os levantamentos no local do ocorrido. De acordo com a polícia, os peritos também vão refazer o caminho percorrido pelo ônibus.
No processo, vão checar o asfalto, a frenagem, as marcas deixadas até o ponto do impacto, onde aconteceu a parada. Os sobreviventes já em condições de falar estão sendo ouvidos para esclarecer os fatos e chegar a uma definição mais precisa das causas da tragédia.
A UFSM decretou luto oficial de três dias, com a suspensão das atividades acadêmicas e administrativas nesta sexta-feira e sábado em todos os campi da universidade. As viagens oficiais também estão temporariamente suspensas. Atividades essenciais seguem mantidas.
A universidade informou ainda que montou um espaço de acolhimento aos familiares dos estudantes e servidores envolvidos no acidente. O atendimento está sendo feito no Bloco A do Colégio Politécnico, no campus sede.
Comments