Morre aos 86 anos o ex-premiê italiano Silvio Berlusconi
Protagonista da vida política no país nas últimas três décadas, ele foi diagnosticado recentemente com leucemia
O senador e ex-primeiro-ministro da Itália Silvio Berlusconi morreu nesta segunda-feira aos 86 anos. Recentemente, ele tinha sido diagnosticado com leucemia.
Protagonista da vida política no país nas últimas três décadas, o líder do partido conservador Força Itália (FI) havia sido internado na última sexta-feira no Hospital San Raffaele, em Milão, para realizar exames programados.
Berlusconi governou a Itália por três vezes, entre os anos de 1994 e 1995, 2001 e 2006 e 2008 e 2011, e era senador da República desde o fim de 2022, integrando a base de apoio da premiê Giorgia Meloni.
Berlusconi estava entre os homens mais ricos da península com uma fortuna avaliada pela Forbes em cerca de US$ 6,9 bilhões (em torno de R$ 33,6 bilhões na cotação atual). A sociedade financeira da família Berlusconi, a Fininvest, inclui canais de televisão, como a Mediaset, jornais e edições da Mondadori. Apaixonado por futebol, ele também presidiu o Milan por 31 anos antes de vender o clube em 2017 para investidores chineses.
Apaixonado por futebol, ele também presidiu o Milan por 31 anos antes de vender o clube em 2017 para investidores chineses. Sua primeira condenação aconteceu em agosto de 2013. A sentença prisão de quatro anos por fraude fiscal - três dos quais foram abolidos por uma anistia - foi confirmada pelo Tribunal de Cassação. Ele cumpriu a sentença no ano seguinte na forma de serviço comunitário, o que lhe custou seu título de Caveliere. Pai de cinco filhos de dois casamentos e avô de vários netos, o magnata voltou a se casar em 2020, com Marta Fasciuna, 53 anos mais jovem que ele. Ela é ex-modelo e deputada pelo Forza Italia.
Comments