Municípios podem aderir à programa de mobilização de escolas para vacinação
- Saimon Ferreira
- há 2 dias
- 3 min de leitura
Imuniza Escola RS permite monitoramento da situação vacinal dos estudantes

Prefeituras de todo o Rio Grande do Sul podem aderir ao Programa Imuniza Escola RS, projeto do governo do Estado que envolve uma articulação em prol da vacinação de estudantes. Neste momento, a iniciativa é voltada para escolas públicas municipais de ensinos Infantil, Fundamental e Médio. A proposta da Secretaria da Saúde (SES) é implantar um cruzamento dos sistemas de informações da saúde e da educação. Com a vinculação dos bancos de dados, o objetivo é identificar crianças e adolescentes em atraso vacinal.
Aberto em dezembro do ano passado, o programa já conta com a adesão de 85 municípios. Para a inclusão da Rede Estadual de ensino, será assinado um termo de cooperação entre a SES e a Secretaria da Educação (Seduc).
A chefe da seção de Imunizações do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Eliese Denardi Cesar, explicou que esse cruzamento de dados entre as bases da saúde e da educação permite identificar quais escolas têm os melhores e os piores índices de cobertura, permitindo planejar ações direcionadas para as comunidades escolares.
O programa busca ampliar o acesso aos serviços de saúde por meio do compartilhamento de dados, bem como sensibilizar e mobilizar escolas e equipes de saúde para promover a vacinação. O programa tem três eixos de atuação:
Eixo I: estreitar os laços de parceria entre Estado e municípios, tendo por objetivo ofertar a vacina às crianças e adolescentes.
Eixo II: implantar o cruzamento de sistemas de informação da saúde e da educação, por meio da vinculação de bancos de dados, objetivando a localização de crianças e adolescentes em atraso vacinal.
Eixo III: implementar ações de imunizações, conforme cronograma, estratégia e local a ser estabelecido a partir da parceria entre saúde e educação.
Sistema de Informação Imuniza
O Sistema de Informação Imuniza (SIE) tem como objetivo facilitar a busca ativa por alunos com carteiras de vacinação incompletas, visando aumentar as coberturas vacinais de crianças e adolescentes.
Na plataforma, o gestor escolar pode cadastrar as escolas sob sua responsabilidade, bem como os alunos matriculados. Com base nesses dados, o sistema processa e informa o status vacinal de cada aluno, indicando se há necessidade de comparecimento a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para regularização do esquema vacinal. Com essas informações em mãos, o gestor pode desenvolver ações de educação em saúde, orientando os alunos sobre a importância da vacinação, com o apoio do Programa Saúde na Escola (PSE) de seu município.
Integrar os sistemas municipais de matrículas ao Imuniza Escola RS é também um dos indicadores para o recebimento de recursos financeiros do Qualifica Vigilância RS, que auxilia as prefeituras com custeio e investimento que qualifiquem e ampliem as ações na vigilância em saúde.
A participação do município no Imuniza Escola RS é feita mediante assinatura do termo de adesão, que está disponível nos anexos da Portaria SES 773/2024 e no site imunizaescola.saude.rs.gov.br.
Campanha de vacinação nas escolas
Em paralelo a este programa do governo do Estado, os ministérios da Saúde e da Educação lançaram neste mês uma campanha de vacinação com o tema “Vacinação nas Escolas – Ciência e Defesa da Vida”. A campanha começou no dia 14 de abril e segue até 25 de abril, ficando a cargo de cada prefeitura a organização local.
A campanha disponibiliza para estudantes em atraso vacinal as doses contra febre amarela, tríplice viral, tríplice bacteriana, meningite e HPV, conforme a idade preconizada (até os 15 anos).
Municípios que aderiram ao Imuniza Escola (até 16/4/2025)
Aceguá
Alecrim
André da Rocha
Arambaré
Arvorezinha
Barros Cassal
Cachoeirinha
Cacique Doble
Caibaté
Camaquã
Campo Bom
Cândido Godói
Candiota
Capivari do Sul
Cerro Grande
Cerro Grande do Sul
Chapada
Dezesseis de Novembro
Dois Irmãos
Dois Lajeados
Dom Pedrito
Ernestina
Erval Grande
Estância Velha
Flores da Cunha
Fortaleza dos Valos
Giruá
Glorinha
Gramado
Gravataí
Guaíba
Guaporé
Harmonia
Herveiras
Hulha Negra
Ibiaçá
Ipê
Itapuca
Itatiba do Sul
Jacutinga
Lagoa Bonita do Sul
Mata
Montauri
Mormaço
Muliterno
Nova Bassano
Nova Boa Vista
Parobé
Passa Sete
Passo do Sobrado
Paulo Bento
Paverama
Pinhal
Pinhal Grande
Portão
Porto Lucena
Pouso Novo
Presidente Lucena
Quinze de Novembro
Rio Pardo
Riozinho
Saldanha Marinho
Salto do Jacuí
Salvador do Sul
Santo Antônio das Missões
São Domingos do Sul
São José do Sul
São Marcos
São Pedro da Serra
São Pedro das Missões
São Pedro do Butiá
Segredo
Selbach
Senador Salgado Filho
Sentinela do Sul
Serafina Corrêa
Soledade
Taquari
Três Coroas
Triunfo
Tucunduva
Tupanciretã
União da Serra
Vale Real
Vera Cruz
Kommentare