"Olhar do Ciclista" Secretarias de Santiago lançam concurso de fotografia
- Saimon Ferreira
- há 16 horas
- 3 min de leitura
As inscrições são gratuitas e seguem até 27 de abril; o 1º lugar ganhará um smartphone

A Prefeitura de Santiago, através das Secretarias de Esporte e Lazer e a de Turismo e Cultura, convida os ciclistas da cidade a expressarem seu olhar único sobre as belezas locais no concurso fotográfico "Olhar do Ciclista". O objetivo é incentivar o registro das paisagens urbanas e rurais sob a perspectiva do ciclista, valorizando a conexão entre a bicicleta e a natureza.
As inscrições são gratuitas e seguem até 27 de abril, bastando enviar a foto em formato JPG ou PNG para o e-mail [endereço de e-mail removido], juntamente com o nome do participante. As imagens devem ser originais, sem edições, e capturadas sem o uso de drones ou inteligência artificial.
A seleção ocorrerá em duas etapas: uma pré-seleção de 10 fotos pela comissão organizadora, seguida por votação popular nas redes sociais da prefeitura entre 28 de abril e 5 de maio.
As dez fotos mais curtidas serão avaliadas por uma comissão que definirá os três vencedores, com premiação que inclui um smartphone para o primeiro lugar. O resultado será divulgado e a premiação realizada em 7 de maio na Estação do Conhecimento. As fotos selecionadas farão parte de um álbum digital no site e redes sociais da prefeitura.
Confira o regulamento:
Concurso fotográfico “Olhar do Ciclista”
1. Objetivo
As Secretarias de Esporte e Lazer e a de Turismo e Cultura promovem dentre os ciclistas um concurso fotográfico de um olhar detalhado e natural com a bike e natureza, evidenciando através de registros fotográficos as maravilhas locais da cidade e interior.
2. Do Regulamento
I - Tipos de fotos: categoria livre
II – O modelo de foto poderá ser no formato retrato e paisagem.
III - As inscrições são gratuitas. O envio da foto para o e-mail informado na etapa seleção onde já se caracteriza como Inscrição a autorização de Uso da Imagem, juntamente com a fotografia.
IV - A Premiação deve levar em conta a criatividade e a qualidade na apresentação dos resultados técnicos e estéticos das fotografias.
V - As fotografias deverão ser devidamente identificadas com o nome do candidato.
VI - As fotografias devem ser digitais, em formato JPG ou PNG.
VII - Não há restrição quanto a técnica utilizada, podendo as imagens serem coloridas ou preto e branco.
VIII - As imagens não poderão passar por qualquer tipo de edição simples, fracionamento, alteração da resolução, entre outros.
X- Serão desconsideradas as fotos que se utilizarem de drone ou de recursos de Inteligência Artificial para serem produzidas.
XI - Após a divulgação do resultado, as fotografias selecionadas serão publicadas em um álbum digital de fotos no site da prefeitura e nos perfis das redes sociais da Prefeitura de Santiago, da Secretaria de Esporte e Lazer e a de Turismo e Cultura.
XII – Será desclassificado a foto em que for identificado a compra de likes ou impulsionamento do link.
XIII - A divulgação dos resultados e a premiação devem ocorrer no dia 07/05/2025 na Secretaria de Turismo e Cultura, na Estação do Conhecimento.
3- ETAPAS DA SELEÇÃO
O processo de seleção será realizado em duas etapas:
a. Pré-seleção. A comissão organizadora fará a pré-seleção de 10 fotos, de acordo com os critérios (Qualidade da imagem, Criatividade, Originalidade, coerência com o tema e aderência aos objetivos do CONCURSO. A pré-seleção ocorrerá entre os dias 11/04 e 27/04 onde deverá ser encaminhado para o e-mail turismoeculturasantiago@gmail.com
b. Votação Popular. As fotos selecionadas passarão por votação popular nas redes sociais da prefeitura. “Cada “like”, nas postagens oficiais das fotos contabilizará um voto. O período da votação popular será do dia 28/04/2025 até o dia 05/05/2025.
Comissão avaliadora: As 10 (dez) fotos mais votadas serão consideradas finalistas e vão ser submetidas a uma comissão avaliadora que definirá as três vencedoras. O resultado será divulgado, no dia 07 de maio de 2025.
4. PREMIAÇÃO
O 1º lugar, receberá como prêmio um SMARTPHONE. O 2º lugar mais curtida receberá um capacete de ciclista e um óculos. O 3º lugar receberá uma garrafa.
Apoiadores com os brindes - Moura Adventure.
Comissão Organizadora
Claudio Batista Manzoni
Secretário Municipal de Esporte e Lazer
Márcio de Souza Brasil
Secretário de Turismo e Cultura
Ricardo Cabral da Silveira
Gestor de Esportes e Lazer
Comments