Santiago recebe reunião regional da Fecomércio-RS
Evento ocorreu na última terça-feira (05/09), nas dependências do Centro Empresarial
O Centro Empresarial de Santiago foi o local escolhido para sediar a 5ª Reunião Regional promovida pelo Sistema Fecomércio-RS, na tarde de terça-feira (5/9), com o objetivo de debater pautas ligadas ao setor terciário e manter a aproximação com os líderes sindicais da região.
O encontro, presidido pelo dirigente da Federação, Luiz Carlos Bohn, contou com a presença do prefeito da cidade, Tiago Gorski Lacerda, do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Sadi Neto, do presidente do Sindilojas do município, Aldacir Callegaro, demais dirigentes de sindicatos da região e colaboradores da Fecomércio-RS, Sesc e Senac.
Após as boas-vindas do presidente da Federação, o prefeito de Santiago agradeceu a escolha em realizar a Reunião Regional no município. Além disso, enfatizou o espírito empreendedor da cidade e fez referência à importância do Sistema S na cidade para realizar ações e projetos que, em muitos casos, não são abraçados pelo poder público. “Também quero agradecer pelo papel do Sindilojas, sempre atento às pautas da nossa cidade”, afirmou.
O presidente do Sindilojas, Aldacir Callegaro, também aproveitou para saudar o trabalho realizado pela Fecomércio-RS e a escolha de Santiago para sediar a reunião, destacando a importância do empreendedorismo na cidade e o papel das unidades de Sesc e Senac nos serviços realizados.
Dando segmento à pauta da reunião, o assessor do Núcleo de Relações Governamentais da Federação, Adriano Beuren, apresentou aos presentes o mapa político/eleitoral, com dados sobre os eleitores e deputados federais e estaduais eleitos na região e como fazer a inclusão de projetos do município na plataforma do Representa +, iniciativa da entidade para se aproximar dos sindicatos e levar as principais pautas do setor para os governantes.
Segundo Beurer, de acordo com dados de 2020 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o PIB brasileiro, a agropecuária na região é vista como um dos principais setores que contribuem para o desenvolvimento econômico da área.
Seguindo o encontro, a representante do Núcleo Jurídico Trabalhista e Sindical da entidade, Camila Machado, mostrou as últimas movimentações ligadas à reforma tributária e os impactos disso para os sindicatos e empresários. Segundo a assessora, os principais temas em discussão com ligação às entidades são o sistema sindical como um todo, além das fontes de custeio e regras sobre as negociações coletivas.
Pautas Regionais
Finalizando as apresentações do dia, os sindicatos presentes tiveram a oportunidade de trazer pautas ligadas à suas áreas para a escuta da Federação. Assim como os demais sindicatos, o presidente do Sindilojas de Santiago enfatizou a preocupação do empresariado com a reforma tributária e a concorrência desleal em termos de tributação com o comércio pela internet, que cresceu expressivamente nos últimos anos. Além disso, argumentou também sobre o arcabouço fiscal.
O presidente do Sirecom do Vale do Taquari, Valdir Appelt, demonstrou a preocupação em relação à sustentabilidade financeira dos sindicatos e as novas proposições em função das contribuições assistenciais e sindicais. O mesmo tema foi abordado pelo presidente do Sincopeças do Estado, Marco Machado, que também ressaltou o papel da entidade representando o segmento em mais de 450 municípios e os desafios que isso envolve. Outro ponto destacado pelo dirigente, foi a dificuldade em achar mão de obra qualificada para atuação na área.
Os Sindilojas de São Francisco de Assis, São Luiz Gonzaga e Sirecom Centro, aproveitaram para enfatizar a preocupação com o comércio on-line e a importância de ter representantes da região no legislativo para defenderem os interesses do empresariado.
Sesc e Senac
Ao final da reunião, os diretores de Sesc e Senac, Flávio Dias e Paula Corrêa, apresentaram as principais ações das instituições na região, com destaque para os pacotes turísticos e eventos promovidos pelo Sesc e capacitação para mão de obra qualificada, por meio do Programa de Aprendizagem e cursos oferecidos pelo Senac.
As Reuniões Regionais têm o objetivo de discutir pautas de interesse dos líderes sindicais, trocando experiências e buscando o fortalecimento dos sindicatos. O próximo encontro está marcado para acontecer no dia 10 de outubro, na cidade de Montenegro.
Comments