Seis municípios gaúchos registram danos causados pela chuva desta quarta (09/04)
- Saimon Ferreira
- 10 de abr.
- 2 min de leitura
Cidades do Sul, Litoral Norte e Vale do Taquari tiveram alagamentos e estragos desde a última madrugada

O Rio Grande do Sul teve ao menos seis municípios gaúchos com danos registrados pela chuva nesta quarta-feira (9). Conforme a última atualização da Defesa Civil do Estado, os transtornos ocorreram em Rio Grande, Santa Vitória do Palmar e Chuí, no Sul, Cidreira e Balneário Pinhal, no Litoral Norte, e Encantado, no Vale do Taquari.
No sul do Estado, houve alagamentos em Chuí, casas destelhadas e galhos de árvores caídos em Rio Grande e Santa Vitória do Palmar. Também em Santa Vitória, a Defesa Civil regional informou ao menos 13 pessoas desalojadas.
No Litoral Norte, houve alagamentos em ruas de Cidreira e Balneário Pinhal. Famílias tiveram que ser resgatadas de áreas inundadas. Em Pinhal, uma idosa precisou ser encaminhada para atendimento médico após sofrer um mal súbito durante a chuvarada.
Além disso, no Vale do Taquari, a cidade de Encantando teve moradores orientados a sair de residências com risco de desmoronamentos. Houve, inclusive, registro de movimentação do solo em uma área habitacional do município.
Ocorrências informadas pela Defesa Civil do RS:
Zona Sul
Chuí: informou diversos alagamentos nas vias públicas, mas sem ocorrência de residências alagadas. A Secretaria de Obras realizou a desobstrução de bueiros. A Coordenadoria Municipal informou que o Arroio Chuí subiu 1 metro. Foi reportado risco de queda de um poste de alta tensão avariado e com risco de queda.
Rio Grande: informou destelhamento em algumas residências. Galhos de árvores caídos pela ação do vento.
Santa Vitória do Palmar: informação reportada pela 4ª Coordenadoria Regional sobre duas residências afetadas, sendo uma parcialmente destelhada e uma alagada em razão de entupimento do esgoto residencial.
Litoral Norte
Cidreira: informação da 10ª Coordenadoria Regional sobre alagamento no município de Cidreira, Rua Begônia, Bairro Costa do Sol. Foi reportada a retirada de uma família por alagamento urbano, com pessoas alojadas em uma residência próxima.
Balneário Pinhal: realizados atendimentos uma família removida por conta da água dentro da residência. Uma uma idosa foi encaminhada ao pronto atendimento 24h devido a um mal súbito. Em outro ponto foi retirada uma vítima feminina e um cachorro após entrar água na residência. Houve também a retirada de uma idosa e sua filha pela mesma razão.
Vale do Taquari
Encantado: informou danos materiais. Moradores foram orientados pela Coordenadoria Municipal a saírem das residências, até ser avaliado o risco por geólogo pelo engenheiro da prefeitura. Na madrugada, o Corpo de Bombeiros Militar atuou no local, realizando o resgate de animais domésticos. Até o momento, foram registrados apenas danos materiais, os quais estão sendo avaliados pelo geólogo da prefeitura e pela equipe da Coordenadoria Municipal.
Comments