top of page

Teto de boate desaba e deixa mais de 120 mortos na República Dominicana

Desabamento ocorreu no meio de apresentação de um grupo de merengue na boate Jet Set, na capital Santo Domingo

Foto: Noticias SIN via
Foto: Noticias SIN via

O desabamento do teto de uma boate na República Dominicana deixou 124 mortos, 250 feridos e dezenas de desaparecidos, segundo o balanço das autoridades do país na noite desta quarta-feira (8/4).


Os serviços de emergência continuam os trabalhos de resgate de pessoas sob os escombros da boate Jet Set, em Santo Domingo, capital do país.


Acredita-se que o número de mortos — entre os quais há personalidades do mundo político, cultural e esportivo dominicano — possa continuar aumentando.


O teto desabou durante uma festa realizada no local na madrugada de terça-feira (8/4).


Entre os mortos, está Rubby Pérez, famoso cantor de merengue de 69 anos que se apresentava no momento do incidente. A foto do Instagram do artista foi substituída por uma tela preta.


O saxofonista da banda de Pérez também está entre as vítimas.


O presidente do país, Luis Abinader, confirmou a morte da governadora da província de Montecristi, Nelsy Cruz, que havia comparecido ao evento. Ele declarou três dias de luto nacional.


Entre os mortos está também o ex-arremessador da principal liga de beisebol dos EUA, a MLB, Octavio Dotel, que morreu no hospital para onde foi levado após passar horas sob os escombros da boate.


Também foi confirmado que o ex-jogador de beisebol Tony Blanco Cabrera morreu na tragédia.


Os feridos, com diferentes graus de gravidade, foram levados para diversos hospitais da capital da República Dominicana, segundo informou o diretor do Centro de Operações de Emergência (COE), general Juan Manuel Méndez.


A causa do desabamento ainda é desconhecida.


O presidente Abinader esteve no local do acidente e afirmou que "salvar vidas" é o principal objetivo neste momento.


"Todos os órgãos de socorro prestaram a assistência necessária e estão trabalhando incansavelmente nas operações de resgate", publicou Abinader na rede social X.


Corrida contra o tempo


O desabamento ocorreu, segundo a imprensa dominicana, por volta das 00h44, horário local (01h44 em Brasília), na boate Jet Set, um local popular em Santo Domingo, onde centenas de pessoas assistiam ao show de Rubby Pérez.


Rubby Pérez, segundo relatos de sobreviventes, já havia cantado entre cinco ou seis músicas diante de um público de centenas de pessoas.


"Pérez estava dizendo algumas palavras, caíram alguns pedacinhos de entulho e, imediatamente, três segundos depois, houve um som forte e o teto desabou. Obviamente, a pressão do teto nos esmagou", disse Luis Graveley, um dos sobreviventes, ao site Noticias SIN.


"Há, de fato, muitas pessoas entre os escombros. Eu consegui sair por cima de tudo isso, pelas portas de emergência dos fundos."


Dentro do local, era possível ouvir pessoas pedindo ajuda, segundo afirmou o general Méndez, o que mantém a esperança de resgatar mais vítimas com vida.


"Enquanto houver esperança de vida, todas as autoridades continuarão trabalhando para resgatar essa pessoa", garantiu o diretor do COE em uma coletiva de imprensa na porta da boate, informou o jornal Diario Libre.


Os socorristas — entre eles unidades especializadas dos bombeiros e das Forças Armadas — estão utilizando câmeras térmicas para localizar pessoas presas sob os escombros.


Os serviços de emergência estão tendo que levantar blocos pesados de concreto, às vezes usando tábuas de madeira e outros materiais improvisados.


As autoridades fizeram um apelo à população para que compareça aos pontos de doação de sangue.

Entre os feridos, está o deputado dominicano Bray Vargas.


Boate conhecida


A boate Jet Set, com 50 anos de história, é muito popular por suas festas de segunda-feira, frequentadas por diversas personalidades locais.


A boate tinha capacidade para 700 clientes sentados e até mil em pé, mas o número exato de pessoas que estavam no local no momento do desabamento do teto ainda é desconhecido.


Segundo a imprensa dominicana, o espaço foi reformado várias vezes — a última em 2015 — e, em 2023, sofreu um incêndio causado pela queda de um raio.


Fonte: BBC

Comments


PUBLICIDADE PADRÃO.png

Destaques aqui no site!

Quem viu esse post, também viu esses!

bottom of page